Para quem está acompanhando o roteiro todo pela Itália, sei que esse título pode, inicialmente, parecer fora de ordem, mas calma que vou explicar. Recentemente liberei o roteiro para o primeiro e o segundo dia de passeio em Roma. Acontece que, no terceiro dia pela cidade, eu recomendo um bate e volta até Pompéia.

Sei que tem gente que coloca Nápoles junto com esse passeio, mas para tornar isso possível, é necessário sair bem cedo de Roma. Não foi o que fizemos, pois, estando de férias, aproveitamos para fazer as coisas mais devagar, e levantar cedo no inverno não é lá tarefa muito fácil. Para quem for no verão, talvez fique mais tentador encaixar Nápoles no mesmo dia.

Já tínhamos comprado as passagens para Pompéia no dia anterior, pois nosso hotel estava próximo da Estação Termini, em Roma. A nossa sorte foi ter comprado passagens de ida e volta sem horário determinado, pois na hora de sairmos do hotel, simplesmente não encontrávamos os bilhetes. Foi mais de uma hora procurando, até descobrir que eles tinham caído no vão de um móvel do quarto. Que alívio! Tivemos um tempo apertado para o passeio depois dessa, mas deu tudo certo.

Como chegar em Pompéia?

Chegar em Pompéia a partir de Roma é bem fácil indo de trem. A estação que você precisa descer é ao lado do sítio arqueológico e se chama Pompei Scavi – Villa dei Misteri. O único porém é que não existe um trem direto de Roma até Pompéia.

Você terá que pegar um trem da Estação Termini até Nápoles. Ao chegar em Nápoles você vai descer na Estação Napoli Centrale, vai sair da plataforma e caminhar para o lado direito procurando as placas da Circumvesuviana. Você tem que passar da estação Napoli Centrale para a Estação Napoli Garibaldi. As duas estações são ligadas por túneis e corredores.

Você terá que pegar o trem em direção a Sorrento, e descer na parada Pompei Scavi – Villa dei Misteri. Existem praticamente dois trens que partem por hora, e o trajeto dura aproximadamente 38 minutos.

Descendo na Pompei Scavi – Villa dei Misteri, a entrada para as ruínas está a apenas dois minutos de caminhada. O ingresso para visitação custa €13,00. Para maiores informações sobre os horários de funcionamento, sugiro que visite o site oficial.

O que visitar em Pompéia?

Pompéia foi soterrada pela erupção de Vesúvio em 79 d.C. e redescoberta por acaso em 1748. Por ter ficado tanto tempo escondida, preserva muitos detalhes sobre a vida local daquela época. Pompéia tinha cerca de 20 mil habitantes e ficava a uns 8 km de distância do Vesúvio.

Pompéia
Pompéia
Pompéia
Pompéia
Pompéia
Pompéia
Pompéia
Pompéia

A erupção do Vesúvio foi realmente inesperada para a população da época, pois o vulcão estava há mais de 800 anos adormecido. Foi tão repentino que, quem conseguiu fugir, fugiu, mas muitos simplesmente morreram instantaneamente com o calor e seus corpos foram preservados na posição que estavam, por conta das cinzas. Foi por isso que os escavadores tiveram a ideia de preservar essas “cascas” com argamassa. Algumas estão expostas durante a visita às ruínas, outras estão no Museu Arqueológico de Nápoles.

P1140960.jpg

No final do passeio, simplesmente fizemos o caminho inverso para voltarmos para Roma.

P.S.: Estou em final de semestre no curso de Design. Ainda tenho mais três semanas de aula e muitos trabalhos e relatórios para entregar, por isso pode ser que as postagens fiquem mais irregulares por aqui nas próximas semanas.