Busca

Casa, Décor e Viagens

Roteiro de 04 dias em Roma – Dia 01

Roma é uma cidade inesquecível, riquíssima em história e impressionante em beleza. É daqueles lugares que precisam ser visitados com calma, pois é difícil absorver tanta informação fazendo passeios corridos. Por isso, antes de conhecer Roma, já aceite que você invariavelmente irá embora de lá querendo voltar.

Na primveira vez que visitamos a cidade, ficamos 04 dias por lá e foi um tempo justo para conhecermos as principais atrações, com direito a um bate e volta até Pompéia, no terceiro dia. Por questões de organização, achei melhor dividir o roteiro pelos dias de passeio, assim não fica tão extenso e cansativo.

Nas oportunidades que tive de revisitar Roma, aproveitei para repetir algumas atrações e fiz alguns bate-e-voltas para outras cidades menores. Pretendo falar sobre eles em breve.

Não deixe de ler:

Dia 01:

O primeiro dia de passeio será bastante longo, então já aviso que reserve um sapato confortável, pois será um dia de muita caminhada pela cidade.

1. Coliseu + Fórum Romano e Palatino:

Começamos nossa jornada pelo Coliseu, assim já podemos ter uma ideia da imponência histórica da cidade. Ele foi construído por ordem do imperador Vespasiano e concluído durante o governo de seu filho Tito. É um dos mais grandiosos monumentos da Roma Antiga. Já foi saqueado por inúmeros povos até se tornar uma ruína a céu aberto e ter parte do seu mármore usado na construção da Basílica de São Pedro.

Como chegar ao Coliseu? Ele fica na Piazza del Colosseo. Indo de metrô, basta descer na Estação Colosseo.

Roma - Coliseu
Coliseu
Coliseu
Coliseu
Coliseu
Coliseu

20180419_133250

Depois siga para o Fórum Romano, que fica logo ao lado. O ingresso do Coliseu é junto com o do Fórum Romano. Quando nós estivemos por lá não havia fila, pois era inverno, mas sei que no verão a coisa muda de figura, então uma dica que pode ajudar nesses casos é começar o passeio pelo Fórum Romano e depois seguir para o Coliseu, pois desta forma você evita as filas imensas  que se formam no Coliseu para comprar ingresso, que custa €15,00.

 

forumromano
Fórum Romano
forumromano1
Fórum Romano

Fórum Romano é circundado pelas ruínas de várias construções públicas de grande importância cultural. Principal centro comercial da Roma Imperial, este espaço era popularmente conhecido como Fórum Magno.

Foi, durante séculos, o centro da vida pública romana: o local de cerimônias e eleições, onde se realizavam discursos públicos, processos criminais, confrontos entre gladiadores, e o centro dos assuntos comerciais.

2. Circo Máximo:

Após conhecermos o Fórum Romano, circundamos o Circo Máximo, arena dedicada aos jogos públicos em festivais religiosos, para chegarmos no nosso próximo ponto, a Bocca della Verità.

3. Bocca della Verità:

Bocca della Verità é a imagem de uma face esculpida em mármore pavonazzo, fica no pórtico de Santa Maria in Cosmedin. Desde a Idade Média, acredita-se que se alguém contar uma mentira com a mão na boca da escultura, ela se fechará “mordendo” a mão do mentiroso.

Na época não havia custo nenhum para visitá-la, mas li que atualmente cobra-se €2.

Boca Della Verita
Bocca della Verità

4. Piazza del Campidoglio:

A Piazza del Campidoglio é uma das famosas sete colinas de Roma. Foi modificada diversas vezes, sendo que seu último projeto foi realizado por Michelangelo, emmeados de 1536. A partir da Bocca della Verità, são apenas 10 minutos de caminhada até a Piazza del Campidoglio.

O edifício mais antigo dessa praça é o Palazzo Senatorio, localizado entre o Palazzo dei Conservatori e o Palazzo Nuovo. Os três palácios e mais o Tabulário e a Centrale Montemartini abrigam os Museus Capitolinos, um dos mais importantes e visitados museus da cidade.

Piazza del Campidoglio

5. Piazza Venezia:

A Piazza Venezia fica pertinho da Piazza del Campidoglio, lá está o magnífico e imponente Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II, feito em honra a Vítor Emanuel II da Itália, primeiro rei da Itália unificada e considerado o pai da pátria italiana. Feito de puro mármore branco, apresenta uma majestosa escadaria, fontes e uma enorme estátua equestre de Vítor Emanuel.

Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II
Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II

Vale a pena dar uma circulada pelo interior do prédio, pois lá está localizado o Museu da Unificação Italiana, com entrada gratuita. Também compensa subir até o terraço do prédio, pois tem vistas muito bonitas da paisagem da cidade. Para subir até o terraço não há custo nenhum, mas para o elevador (com vistas ainda mais altas), paga-se.

20180419_145318(1)

6. Mercado Trajano + Fórum Trajano:

O Mercado Trajano foi construído por Apolodoro de Damasco, entre 100 e 110 d.C., o complexo surgiu contemporaneamente ao Fórum Trajano, durante o reinado de Trajano e é considerado o shopping center mais antigo do mundo.

Mercado Trajano
Mercado Trajano

O dia pode ser encerrado por aqui, pois as atrações a seguir podem ser colocadas juntos com os pontos que serão conhecidos no quarto dia de roteiro, ok?

Como nós ainda tínhamos energia para continuar, e vimos que a Fontana di Trevi estava a uma caminhada de 10 minutos do Mercado Trajano, optamos por já conhecê-la nesse dia e mais, ainda incluímos a Piazza di Spagna, que também poderia ter entrado no quarto dia. Então, depende da sua disposição.

7. Fontana di Trevi:

Fontana di Trevi é a maior e mais ambiciosa construção de fontes barrocas da Itália. É um cartão postal da cidade, linda demais.

Fontana Di Trevi
Fontana di Trevi

8. Piazza di Spagna:

No centro da praça está a famosa Fontana della Barcaccia, esculpida por Pedro Bernini e seu filho, Gian Lorenzo Bernini. A praça é ainda famosa por sua monumental escadaria, a Scalinata di Trinità dei Monti, com 135 degraus.

Piazza di Spagna

Encerramos o primeiro dia por Roma exaustos e encantados com tanta beleza. Espero que você tenha gostado do passeio de hoje.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: