Oxford já apareceu por aqui como uma opção de bate e volta a partir de Londres, mas fiquei devendo informações sobre como chegar na cidade e o que conhecer em um dia.

Oxford 2

Oxford é uma cidade pequena, que gira toda em torno de sua universidade, considerada uma das melhores do mundo.  Ela está a pouco menos de 100 km (60 milhas) a noroeste da capital inglesa. É possível visitá-la a partir de Londres de trem ou ônibus. Nós optamos por ir de trem e foi um passeio muito tranquilo e fácil de fazer.

Como ir de Londres para Oxford de trem? 

Você precisa ir até a estação de trem London Paddington (Praed Street W2 1HQ London) e descer na estação de Oxford (20 Stable Close OX1 2RF Oxford).  O tempo médio de viagem é de 1h08 minutos. Por dia, circulam em média 37 trens entre as duas cidades, saindo aproximadamente um a cada 10 minutos. O preço da passagem custa a partir de £13,00.

O que fazer em Oxford?

Honestamente, acredito que o melhor a se fazer pela cidade é circular pelas ruas, pois existem muitos prédios históricos que impressionam, mas claro que é bom focar em alguns pontos.

Carfax Tower:

Localizada bem no centro de Oxford, a Carfax Tower é o que restou de uma igreja do século XIII. Com 23 metros de altura, é possível subir seus 99 degraus para chegar até o topo e avistar a cidade do alto.

Endereço: Na esquina da Carfax com a Cornmarket.

Ingressos: £2,50 para adultos e £1,50 para crianças.

 

 

Alice’s Shop: 

Todo mundo conhece o livro da Alice no País da Maravilha, não é mesmo? Talvez o que nem todo mundo sabe é que realmente existiu uma menina chamada Alice, que serviu de inspiração para o escritor Lewis Carril contar as aventuras da menina, há mais de 150 anos.

No mesmo local onde hoje está a loja, havia no passado uma tenda aonde Alice e sua irmã costumavam comprar doces. Pois hoje a Alice’s Shop vende doces e souvenirs. E mais, alega que os doces vendidos na loja eram os preferidos de Alice. Vale a pena dar uma passada na loja, pois está próxima da atração que vem a seguir.

Oxford 5

Christ Church College:

Uma das maiores faculdades da Universidade de Oxford, a Christ Church College, foi fundada em 1526. Sua sala de refeição serviu como cenário do filme do Harry Potter.

Endereço: St. Aldate’s St.

Ingressos: Entre £8,00 e £10,00 para adultos (dependendo da época do ano). Crianças até cinco anos entram sem pagar.

 

 

2a. Imagem: thecosytraveller.co.uk

Bodleian Library e Radcliffe Camera:

Bodleian Library foi fundada em 1602 e é uma das uma das mais antigas bibliotecas do mundo. Possui nove milhões de itens e 176 quilômetros de estantes. Já a Radcliffe Camera foi construída em 1749 e é uma sala de leitura da Bodleian e não está aberta ao público, exceto como parte da turnê da Bodleian Library.

Quando estivemos lá não era permitido fotografar o interior da biblioteca, mas é realmente impressionante. Nós fizemos o mini-tour, que incluiu a biblioteca Duke Humfrey’s e a Divinity School. Sendo que os dois lugares foram usados como cenário para o Harry Potter. A Duke Humfrey’s foi usada para uma cena de biblioteca e a Divinity School foi a enfermaria de Hogwarts.

Oxford 8
Duke Humfrey’s. Imagem: Wikipedia.

Endereço: Broad Street.

Ingresso: A visitação a esses espaços é guiada e o valor depende de quantas salas estarão incluídas no passeio, indo de £6,00 para o tour de 30 minutos até £14,00 para o tour de 90 minutos.

 

 

Museu da História da Ciência:

Nem estávamos pensando em visitar esse museu, mas fomos abordados por um funcionário na rua que nos convidou a participar do tour guiado. A entrada é gratuita e acabou sendo bem interessante, sendo que ele ainda conta com um quadro negro com anotações feitas pelo próprio Albert Einstein.

Endereço: Broad Street.

 

 

E sim, tem muito mais para ver em Oxford, incluindo museus gratuitos como o Pitt Rivers e o Ashmolean, além de faculdades que fazem parte da universidade. O limite é realmente o tanto que as pernas e a fome aguentam.

Oxford 15
Pausa para o almoço

 

 

Espero que tenham gostado do roteiro de hoje. Se você gostou, peço por favor que compartilhe através das redes sociais.

Aproveite também para curtir a página do blog no Facebook e minha conta do Instagram. Os links estão na lateral e no pé da página.

Até a próxima!

Já está disponível o roteiro completo por Londres:

Londres: Dia 01 / Dia 02Dia 03 / Dia 04