Conhecer o Stonehenge, aproveitando para dar uma circulada na cidadezinha de Salisbury, é mais uma opção que dá para fazer em um dia a partir de Londres, como já comentei anteriormente por aqui.

Como chegar a Stonehenge a partir de Londres?

Eu e minha família fizemos esse trajeto em janeiro de 2013. Nós fomos até a Victoria Coach Station e pegamos um ônibus da National Express com destino a Salisbury.  Não são muitas opções de horário, então sugiro que você confira as opções no site oficial deles, onde é possível já comprar as passagens de ida e volta. O valor depende bastante do horário, mas custa a partir de £10,00 o trecho por pessoa (valor atualizado para 2018).

Chegando em Salisbury, é preciso reservar o ônibus que vai até o Stonehenge. O transporte é feito pela empresa Stonehenge Tour, pois não existe opção de transporte público até lá. Fique tranquilo, pois o bilhete é comprado logo alí na estação de ônibus mesmo, não precisa sair procurando pela cidade. O ônibus é vermelho de dois andares, no estilo hop-on hop-off. A passagem custa £15,00 e o percurso atén o Stonehenge leva cerca de 30 minutos.

Quando fomos, descemos no centro de visitantes para buscarmos os áudio-guias e atravessamos um túnel até o outro lado da estrada para chegarmos ao monumento. Pelo que pesquisei, no final de 2013, foi inaugurado um centro de visitantes novo, com um museu que abriga uma exposição permanente com peças descobertas no local. O museu também dá informações sobre o significado do monumento, sobre o povo que o construiu e as dificuldades enfrentadas para sua construção.

Logo atrás do centro de visitantes, foram reconstruídas casas do período neolítico, época da construção de Stonehenge, há mais de 4500 anos. Segundo a explicação dos voluntários, as casas foram construídas com materiais e técnicas autênticas, com base em achados arqueológicos próximos do local. Essas atualizações eu conseguir através do blog Londres para Principiantes.

Qual a história do Stonehenge?

Acredita-se que o Stonehenge foi construído com o intuito de ser um templo. O monumento é constituído por pedras alinhadas de acordo com os movimentos do sol. O principal eixo das pedras se alinha ao eixo do solstício. No dia mais longo do ano (solstício do verão), o sol nasce a nordeste e no solstício do inverno, o sol se põe no vão entre as duas composições de três pedras mais altas, uma delas atualmente tombada. Existem muitos mistérios e curiosidades sobre sua construção, mas isso com certeza você verá quando visitar o lugar.

 

Stonehenge 4
Família encolhida de frio!

Deixamos a outra atração, o Old Sarum, para a volta, pois como ônibus que vai até lá é hop-on hop-off, você pode escolher quando descer.

Não deixe de circular por Salisbury, pois é muito charmosa. Nós tínhamos um tempo até nosso ônibus de volta a Londres, então demos uma caminhada por lá.

 

Já está disponível o roteiro completo por Londres:

Londres: Dia 01 / Dia 02Dia 03 / Dia 04