01-sobrado-historico-e-reformado-sem-perder-as-caracteristicas-originais

Casa abandonada é reformada sem perder suas características originais

Este casarão estava em péssimas condições quando foi encontrado. Fechado há anos, estava muito danificado, mas uma boa reforma conseguiu levantar novamente o astral do lugar.

Por ser tombado pelo patrimônio histórico, foram necessários dois anos até que a prefeitura autorizasse a reforma. A espera valeu a pena. “A sensação é a de ter realizado algo muito especial”, diz a moradora.

Quando um imóvel é tombado, como era o caso deste sobrado, as reformas precisam de um cuidado especial, mantendo pontos-chave da arquitetura. É comum neste tipo de situação a fachada do imóvel ficar totalmente preservada, mesmo que seu interior sofra alterações maiores.

O imóvel pertencia a uma senhora que não tinha filhos nem parentes. Assim, ela o deixou para uma amiga que, apesar do carinho pela herança, teve de vendê-la depois de algum tempo.

02-sobrado-historico-e-reformado-sem-perder-as-caracteristicas-originais

No interior, apesar de haver um pouco mais de liberdade, optou-se por manter ao máximo os elementos da época da construção. Há um tempo atrás eu fiz um post falando sobre o uso de tijolos aparentes, quem quiser ler a matéria pode clicar aqui. Lá eu comentava sobre o fato de que casas antigas costumam ter paredes de tijolos maciços e, nestes casos, a parede pode ser descascada.

Outro ponto bastante comum em construções desta época são os pisos em parquet, com tacos que formam desenhos semelhantes a mosaicos. Assim como o assoalho do andar superior do sobrado, o parquet também precisou ser restaurado.

03-sobrado-historico-e-reformado-sem-perder-as-caracteristicas-originais

“A casa veio com muitos móveis e objetos pessoais, dos quais eu quis manter alguns”, diz a moradora, referindo-se, por exemplo, aos que podem ser vistos na sala de jantar: o lustre acima da mesa, a poltrona – que ganhou novo revestimento –, a cadeira com assento verde e as cúpulas bico de jaca, convertidas em vasinhos sobre o aparador. As demais peças chegaram com a mudança.

04-sobrado-historico-e-reformado-sem-perder-as-caracteristicas-originais

Em prol da iluminação natural, duas aberturas foram feitas no ambiente: uma fechada com vidro temperado (à dir. do bufê) e outra com porta sob medida.

05-sobrado-historico-e-reformado-sem-perder-as-caracteristicas-originais

A pia da cozinha se mudou para a parede oposta. Com bancada de granito são gabriel, possui armários planejados. Os puxadores vieram de um antigo guarda-roupa da moradora. Depois de desmontado, o móvel cedeu ainda duas gavetas, que foram pintadas de branco, fixadas na parede, e transformadas em porta-temperos. O armário do corredor tem portas de madeira e vidro bisotado. Também de segunda mão, as peças são fruto de garimpagem da moradora.

06-sobrado-historico-e-reformado-sem-perder-as-caracteristicas-originais

O antigo rack da TV também foi reaproveitado, indo parar no lavabo e apoiando a cuba de cerâmica, feita artesanalmente sob encomenda.

07-sobrado-historico-e-reformado-sem-perder-as-caracteristicas-originais

Ambos os cômodos receberam piso de cimento queimado (branco na cozinha, cinza no lavabo), ornado por ladrilhos hidráulicos. “Infelizmente, o piso original estava muito danificado, e tivemos de trocá-lo”, lamenta a arquiteta responsável pelo projeto. O único trecho em que foi possível mantê-lo ficou no corredor. Quem quiser saber um pouco mais sobre ladrilho hidráulico pode clicar aqui.

A beleza da madeira nobre da escada estava enterrada sob várias camadas de tinta. Para trazê-la à tona, foi preciso passar removedor, lixar e aplicar selador fosco.

11-sobrado-historico-e-reformado-sem-perder-as-caracteristicas-originais

12-sobrado-historico-e-reformado-sem-perder-as-caracteristicas-originais

Os tijolos também comparecem no piso superior – no quarto da moradora, marcam presença na moldura da porta em arco que leva ao closet e na meia-parede junto à cabeceira da cama. A exemplo do que acontece no restante do interior da residência, as paredes rebocadas foram tingidas de um tom neutro.

13-sobrado-historico-e-reformado-sem-perder-as-caracteristicas-originais

A cadeira, o lustre e o criado-mudo, que já estavam na casa, convivem com itens que ela trouxe na bagagem, como o rack – cuja base veio de uma velha máquina de costura – e o armário, herdado da bisavó.

14-sobrado-historico-e-reformado-sem-perder-as-caracteristicas-originais

Promovido a suíte, o dormitório da filha da moradora é privilegiado com um imenso guarda-roupa embutido que vai do chão ao teto, com 3,26 m de largura. Foi aberta uma segunda janela para permitir a entrada de luz natural e garantir privacidade, uma vez que a original dá de cara com um estabelecimento comercial vizinho.

15-sobrado-historico-e-reformado-sem-perder-as-caracteristicas-originais

Fonte original da reportagem: Casa.com.br

Um pensamento sobre “Casa abandonada é reformada sem perder suas características originais

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s