P1090330

Roteiro de 2 dias em Viena – Dia 1

A Áustria é conhecida pelas músicas de Mozart e Schubert, pela imperatriz Sisi, pelo palácios e museus, por ser a terra do Arnold Schwarzenegger e pelas obras de Gustav Klimt, que já teve uma coleção da revista Caras com seus quadros estampados. Também é um país lembrado pelo frio e pelas montanhas cobertas de neve.

De maneira geral era isso o que eu sabia sobre este país quando comecei a organizar o que faríamos por lá. Como tínhamos poucos dias em cada lugar do leste Europeu, tivemos que priorizar o que o que era de maior interesse para nós, o que não foi diferente em Viena.

Gente, Viena tem muito mais do que tivemos tempo de conhecer. Acho que é a cidade com maior número de placas indicando museus que eu já visitei na vida. Em todos os cantos havia uma seta indicando um local diferente e que parecia interessante. Sem falar na infinidade de cafés ricamente decorados e com janelões por onde podíamos ver deliciosos doces sendo servidos, como o típico strudel de maçã.

Antes da viagem assistimos os três filmes da década de 50 da Imperatriz Sisi, depois aproveitamos para pesquisar um pouco mais sobre ela e, obviamente, o relato da vida dela que encontramos em documentários e textos foi bem diferente da “água com açúcar”  mostrada nos filmes atuados pela  Romy Schneider.

Chegamos em Viena no final do dia e fomos direto para o hotel. A lembrança que eu tenho desse dia é a de chegarmos no hotel e ele estar sem Wi-fi. Por algum motivo nós precisávamos muito de Wi-fi naquele momento, acho até que era para fazermos as reservas de hotel dos próximos dias. Atravessamos a rua e comemos qualquer coisa num McDonald’s para aproveitarmos a internet do lugar, que era extremamente lenta, é claro, mas pelo menos conseguimos seguir na organização da viagem.

No dia seguinte, 18 de novembro, foi meu aniversário. Por sorte o café da manhã do hotel era ótimo, o que foi uma boa maneira de começar o dia.

Fomos até o Belvedere Palace, um complexo dividido em dois palácios, o Belvedere Superior e o Belvedere Inferior. Além da beleza dos palácios em si, o local atualmente abriga um museu com belíssimas obras de arte.

Lembro de estarmos a caminho do Belvedere, com o mapa da cidade aberto, tentando ver os caminhos que devíamos seguir, e uma jovem sentada atrás da gente perguntou, em espanhol, se precisávamos de ajuda. Numa outra vez estávamos numa espécie de bondinho que circula na cidade e tínhamos que descer para pegarmos um ônibus. Saímos do bondinho e uma jovem correu atrás da gente para nos alcançar o tripé que havíamos esquecido. Ela saiu do bondinho, arriscando perdê-lo, nos entregou o tripé e voltou correndo antes que ele partisse, dá para acreditar?

Voltando ao Belvedere, infelizmente era proibido fotografar o interior do palácio, mas busquei algumas imagens  no site oficial do museu.

ob_01_suedseite_730x440

Belvedere Superior – Imagem via: http://www.belvedere.at/

ob_schloss_nacht_730x440

Belvedere Superior – Imagem via: http://www.belvedere.at/

sala_terrena_730x440

Belvedere Superior – Imagem via: http://www.belvedere.at/

oberes_belvedere_marmorsaal_deckenfresko__c__margherita_spiluttini_730x440

Belvedere Superior – Imagem via: http://www.belvedere.at/

ub_fruehjahr13_730x440

Belvedere Inferior – Imagem via: http://www.belvedere.at/

ub_marmorgalerie_730x440

Belvedere Inferior – Imagem via: http://www.belvedere.at/

unteres_belvedere_goldkabinett__c__belvedere_wien_730x440

Belvedere Inferior – Imagem via: http://www.belvedere.at/

unteres_belvedere_mamorsaal__c__margherita_spiluttini_730x440

Belvedere Inferior – Imagem via: http://www.belvedere.at/

O museu abriga várias obras do pintor Gustav Klimt. Entre elas estão as famosas telas “Kiss” e “Judith”. O local ainda conta com coleções de obras medieval, barroca, impressionista, contemporânea, entre outras.

klimt_kuss

Kiss – Gustav Klimt. Imagem via: http://www.belvedere.at/

P1090197-001

Saindo do Belvedere fomos até a Karlsplatz, uma das maiores quadras de Viena, onde está a Igreja Karlskirche e algumas instituições culturais.

P1090202

Kirlskirche

P1090214 P1090230 P1090231

Uma caminhada até o Palácio de Hofburg nos surpreendeu com alguns outros pontos turísticos da cidade, como a casa de ópera Staatsoper.

P1090233

Staatsoper

P1090236 P1090240-001

Para a visita ao Palácio de Hofburg optamos por comprar o Sisi Ticket, que custou na época €21,50 para cada um, e nos dava direito a conhecer os apartamentos imperiais, o museu da Sisi, a coleção de prata (dentro do Palácio de Hofburg), um tour ao Palácio de Schönbrunn com audioguia e uma visita à coleção de móveis imperiais.

Escolhemos o Sisi Ticket por dois motivos simples. O primeiro deles: a visita aos três museus sairia mais caro se fôssemos pagar individualmente cada ingresso. Segundo motivo: Após adquirir o ingresso você não precisa mais pegar fila nos demais lugares para comprar a entrada.

O Palácio de Hofburg foi a residência oficial e centro do poder dos Habsburgo, soberanos da Áustria entre 1278 e 1918, que o usaram como sua principal residência de Inverno. Entre as personalidades históricas que nasceram no Hofburg destaca-se Maria Antonieta, em 1755.

P1090244

Palácio de Hofburg

P1090250

Palácio de Hofburg

No primeiro dia só tivemos tempo de conhecer a coleção de prata de Hofburg, pois o palácio estava fechando. Voltamos no dia seguinte para completarmos o passeio. Eles fornecem um audioguia que vai explicando a história de cada objeto e coleção que estão sendo expostos.

P1090259 P1090269 P1090271 P1090273 P1090278 P1090282

Apesar de escuro, ainda era cedo quando saímos do Palácio, por isso aproveitamos para visitar a Stephansdom (Catedral de Santo Estevão).

P1090292

Stephansdom

P1090323

Stephansdom

P1090328

Stephansdom

P1090330

Stephansdom

P1090321-001

Até a próxima.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s