Voltando ao blog, couchsurfing, viagens e alguns pensamentos soltos.

Não sei se posso justificar a baixa frequência de postagens pela correria que anda a minha vida, mas juro que este é um dos motivos. Como eu falei, um dos motivos, não o único. O outro deles, e nem sei se sinto vergonha em dizer isso, é falta de inspiração para escrever.

Penso num assunto que acho que pode render um post legal, mas quando começo a pesquisar e buscar imagens pela internet sou tomada por uma preguiça e um sentimento de “ahhh, será que as pessoas querem saber sobre isso?”. Junto com esse sentimento vem um outro pior, o de que eu gostaria de saber mais sobre isso e usar esse conhecimento aqui em casa, mas como moro de aluguel não posso ficar mexendo na estrutura do apartamento e eu bem que gostaria, sou muito inquieta.

Então decidi retomar os relatos que estava escrevendo sobre o mochilão que eu e meu noivo fizemos antes de voltarmos para o Brasil. Aí está outro assunto que amo de paixão e acho que vale a pesquisa e o investimento, viajar.

Nós começamos a aventura pelo leste Europeu. O primeiro destino: Estônia.

p1080107-002

Saímos de Dublin, onde estávamos fazendo intercâmbio, no dia 6 de novembro e fomos para Talin, capital da Estônia. Passamos o dia circulando pelo centro antigo da cidade e à noite na casa de uma talinense, através do Couchsurfing.

Apesar de todo de todo o assombro que vejo na cara dos brasileiros quando conto que viajei por muitos lugares usando o Couchsurfing, garanto que foi uma experiência inesquecível. E digo isso no bom sentido. Sei que isso está completamente fora da nossa realidade. Soa completamente maluca a ideia de você ficar na casa de alguém e trocar experiência e cultura sem que seja cobrado nada em troca. O “jeitinho brasileiro” não permite isso.

Eu mesma inicialmente fiquei com medo de procurar lugares para conhecer através do Couchsurfing, mas depois de ficar em dois ou três lugares vivendo esta experiência passei a entender que o que simplesmente acontece entre as pessoas que fazem perfil para aceitar pessoas em suas casas é que elas querem compartilhar esse tipo de troca de cultura. São pessoas que também já viajaram muito e tem muito a falar sobre os lugares que já conheceram e sobre seu próprio país.

Cada família que conhecemos através do Couchsurfing representou uma experiência diferente. Sempre boa, mas diferente. Conhecemos comidas típicas, restaurantes, saímos de carro pela cidade com quem nos recebeu para fazermos boas fotos, fomos buscados na rodoviária de carro, fizemos caipirinha para quem nunca tinha experimentado, e por aí vai.

O mochilão seguiu por Moscou, já relatado por aqui. Saímos de Talin no dia 7 de novembro, mas só chegamos na capital da Rússia no dia 8. Atravessamos um longo caminho de ônibus, o que foi bom por podermos apreciar a bela paisagem do leste europeu, mas ao mesmo tempo bem cansativo.

p1080226-001

Depois de passarmos duas noites em Moscou, partimos à noite para Berlim, com direito a uma parada de algumas horas na capital da Letônia, Riga.

p1080487

E no dia 11 de novembro chegamos em Berlim. O trajeto também foi feito de ônibus e atravessamos países como Lituânia e Polônia até chegarmos na Alemanha.

p1080575

Todo o passeio por Berlim também já foi relatado aqui no blog, em vários posts:

Berlim – Primeiro dia (11/11)

Berlim – Segundo dia (12/11)

Berlim – Terceiro dia (13/11)

Na tarde do dia 14 de novembro seguimos para a República Tcheca, que também ja foi motivo de matéria para o blog. Ficamos em Praga por três dias e partimos rumo a Viena.

p1080989

Assim retomamos o relato, e já dá para perceber que tem um monte de coisa para falar ainda, mas a continuação fica para o próximo post. Até mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s