Downloads1

Cuidados com seu gatinho

É incrível o quanto um gatinho faz bem para a família! É muito bom ter eles por perto quando chegamos em casa após um dia de trabalho ou simplesmente quando estamos pela casa, pois eles são muito companheiros e carinhosos.

Meu noivo e eu adotamos um gatinho há uma semana e estamos muito felizes com nossa escolha. Como não é a nossa primeira vez com gatos, já sabíamos o que comprar e como preparar o ambiente para a chegada da nossa gatinha, a Frida.

10150803_769088566436186_2073743429_n

Essa é a Frida

Para quem está querendo adotar também, aqui vão algumas dicas para que nada saia errado nesse momento.

1. Prepare o ambiente para a chegada do gatinho. É importante providenciar:

– Caixa e areia sanitária – Desta vez comprei uma caixa de areia mais altinha do que a que eu costumava usar com minha outra gata, assim escapa menos areia quanto o gatinho está enterrando seus dejetos. A areia mudei para a sílica, pois apesar de ser mais cara, não dá cheiro nenhum. Já ouvi falar que a areia de sílica é menos confortável para o gatinho, pois as pedrinhas são muito grandes, mas a Frida não estranhou nenhum pouco.

Cama ou cesto para dormir- Procure colocar sobre a caminha um tecido que seja macio e confortável. Ainda quero providenciar um cobertor de soft, pois a gata da minha mãe adorou o dela e não sai mais de cima dele.

Downloads

– Comedouro e bebedouro adequados – É importante cuidar o tamanho dos potinhos para estarem de acordo com o tamanho do seu bichinho. Existem várias opções no mercado.

 – Brinquedos especiais – Gatos gostam de brincar, especialmente filhotes, então é importante que eles tenham brinquedinhos, assim não irão brincar com móveis da casa e outros objetos indevidos. Até mesmo caixas de papelão com várias entradas, imitando tocas, servem de diversão. Acho importante também ter um arranhador, pois os gatos sentem necessidade de afiar as unhas e na falta de um local adequado para isto eles podem acabam afiando em sofás e tapetes.

Ração adequada ao bichinho – Filhotes precisam de ração adequada para eles, pois estão em crescimento e precisam de determinados nutrientes diferentes dos encontrados na ração adulta. Dependendo da raça isso também pode variar.

Downloads1

Dica: Limpe todo o ambiente e certifique-se que não há venenos ou resíduos de inseticidas.

2. Como  alimentar o filhote:

– Os filhotes devem começar a receber alimentação sólida por volta dos 21 a 35 dias de vida. Para facilitar a transição do leite para a ração e tornar a mastigação mais fácil, você pode umedecer a ração com água limpa, acrescentando uma parte de água para cada três partes de ração, formando uma papinha. Reduza gradativamente a quantidade de água conforme o filhote cresce até que o gatinho coma o alimento completamente seco aproximadamente 16 dias depois do desmame, quando terá 37 a 40 dias de vida.

– A troca da ração: Gatos atingem a maturidade por volta dos 12 meses de idade, quando deve-se substituir o alimento de filhotes pelas fórmulas para gatos adultos, gradativamente.

3. Consulta veterinária:

– É importante fazer uma consulta veterinária ao adotar um gatinho, pois ele fará uma avaliação do bichinho e criará um programa adequado de vacinação e vermifugação, considerando a idade do bichinho, peso e condições de saúde deste.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s