Saiba o que é necessário para ter uma cozinha com ilha central

Minha mãe veio toda feliz mostrar o projeto que meu pai fez de um prédio que inclui uma cobertura para eles. Um sonho que talvez se torne realidade em alguns meses, mas que vai exigir da família muita paciência, incluindo uma mudança para um apartamento alugado por uns dois anos até tudo ficar pronto.

Já tinha comentado que meu pai é engenheiro civil? Pois é, e minha mãe tem uma adoração por decoração de interiores. Por aí se vê o motivo de eu, apesar de estar fazendo Odontologia, seguir postando aqui no blog.

Fato é que, no projeto do meu pai, há uma cozinha aberta com a sala de jantar, onde o plano é fazer uma ilha que abrigue o fogão. A ideia é incluir alguns bancos também, apesar da proximidade com a mesa de jantar, pois facilitariam na hora do café da manhã e  manteriam o cozinheiro próximo da festa quando eles fizerem jantares para os amigos.

Encontrei alguns projetos no Cultivate e achei que seria interessante mostrar por aqui.

1925804_original

1926025_original

1926295_original

Segundo a arquiteta Priscila Hüning Spohr, da Idélli Ambientes, a cozinha precisa ter um mínimo de 9 m² para que seja possível o uso de uma ilha central. Além disso, o espaço entre o balcão central e os balcões periféricos precisa ser suficiente para que se consiga abrir as portas dos armários.

As ilhas prontas têm entre 85 e 90 cm, mas o balcão de refeições só pode seguir essa medida se receber banquetas médias. Caso prefira cadeiras, o tampo deve estar a no máximo 78 cm do chão.

ad.2 Klimalause2484_0

ad.2 Klimala

Fogão, pia e geladeira devem formar um triângulo imaginário sem obstáculos entre os vértices, que não podem ficar nem muito afastados nem próximos demais. “Esse desenho torna o trabalho mais ágil e confortável em qualquer cozinha”, garante Priscila.

Blue Kitchen 1_0

Blue Kitchen 2

Blue Kitchen 3

Fornos elétrico e de micro-ondas suprem as necessidades de quem opta pelo cooktop. Ao posicioná-los, lembre-se de que é preciso conseguir enxergar o interior de ambos sem ficar na ponta dos pés. A base do equipamento superior deve ficar a até 1,50 m do piso.

O fogão central demanda um modelo específico de coifa, que é fixado no teto. “A distância ideal até os queimadores vai de 65 cm a 80 cm”, diz a arquiteta.

crownpoint221

crownpoint222

crownpoint223

crownpoint224

crownpoint225

crownpoint226

crownpoint227

crownpoint228

Informações: Casa.com.br

Imagens: Cultivate.com 

001_1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s