Malahide é uma cidade pequena, próxima de Dublin e com um dos castelos mais antigos da Irlanda. Só isso já seria suficiente para valer a pena dar um pulinho por lá, mas além disso o lugar é muito charmoso e parece ter saído de um filme.

Para chegar lá basta pegar o Dart, que é o trem que circula aqui na Irlanda. A estação mais próxima para quem está no centro de Dublin é a Connolly Station. De lá, basta comprar o bilhete de ida e volta até Malahide. Existem vários trens que fazem esse trajeto por dia, então não precisa se preocupar com horário. O trajeto de trem leva cerca de 25 minutos.

A minha dica é que, ao chegar em Malahide, vá direto para o castelo, pois fica em direção oposta ao centrinho da cidade. A visita ao Castelo de Malahide é guiada e custa €12,50 por pessoa. Neste valor está incluída a visitação aos jardins. Além dos jardins, o entorno do Castelo é um parque com uma extensa área verde aberta ao público.

O Castelo de Malahide foi construído para ser a residência da família Talbot. A partir de 1975, a herdeira da propriedade constatou ser inviável manter uma propriedade com tantas despesas e impostos, e vendeu a propriedade ao governo irlandês, que hoje administra o parque e o Castelo.

Malahide Castle 1
Castelo de Malahide

 A visitação é muito interessante, pois a guia vai contando histórias do castelo e também dos costumes da época. Os cômodos contam com mobiliário original, o que torna o passeio ainda mais curioso.

 

Os jardins e o parque são um detalhe à parte e vale a pena dar uma circulada pela região, especialmente se o dia estiver ensolarado.

Após explorar essa região da cidade, a minha dica e seguir para o centrinho de Malahide, aproveitar para descansar em algum pub e circular pela marina da cidade antes de retornar a Dublin.

Anúncios