Saiba quais são os elementos necessários para ter uma cozinha industrial em casa

As cozinhas industriais são projetadas para restaurantes e bares, e seguem alguns padrões e normas. Como estou trabalhando em um Café, e passo o dia neste tipo de cozinha, comecei a ver grandes vantagens, principalmente no que diz respeito ao preparo dos alimentos, mas também no que diz respeito à manutenção destes ambientes.

Neste lugar que trabalho, todas as panelas e temperos ficam expostos em prateleiras de inox, a parede logo atrás do fogão tem uma base de inox também, que pode ser facilmente limpa, e não existem balcões com portas.

Fiquei imaginando como seria adaptar uma cozinha neste estilo para uma casa ou um apartamento. Confesso que uma cozinha totalmente copiada de um restaurante não teria muito charme, pois essa cozinhas são muito “frias” para o ambiente familiar, mas alguns toques e ideias neste estilo trariam praticidade na hora de cozinhar e de limpar, e poderiam fazer um mix com uma cozinha planejada convencional.

Procurei algumas imagens para ilustrar o que se passava pela minha cabeça, e não foi difícil encontrar o que estava procurando.

Acho prática e bonita esta barra imantada usada como porta-facas. Além disso, a imagem mostra aquilo que comentei anteriormente sobre a parede ao fundo do fogão tendo uma proteção de inox. Facilita a vida de quem limpa a cozinha depois de cozinhar, falo por experiência própria.

Outro detalhe que pode ser usado é a estante aberta de inox, deixando as louças à mostra e sempre à mão para serem usadas.

Todo o conjunto de balcões pode ser de inox, incluindo gavetas e portas, para aqueles que são mais bagunceiros e preferem não arriscar deixando tudo aparecendo.

As panelas também podem ficar penduradas por ganchinhos ou em um paneleiro suspenso.

A pia mais funda do que a convencional facilita na hora de organizar toda a louça que será lavada. A torneira gourmet foi outra descoberta que fiz trabalhando no Café e não abro mão. Ela facilita muito na hora de lavar frigideiras maiores e panelões.

Este estilo de cozinha fica bem contrastando com algum móvel mais rústico ou algum outro detalhe que traga alguma rusticidade. Pode ser usada, por exemplo, uma ilha central feita em madeira de demolição. Para aqueles que têm a cozinha aberta com a sala de jantar, um balcão em madeira de demolição separando estes ambientes ficaria bem. Algum detalhe em tijolo à vista também cai bem, pois acho que uma cozinha toda de inox com azulejos brancos acabaria ficando sem graça. Para os que não querem arriscar com tijolos à vista, pelo menos uma parede ou parte dela poderia ficar isenta de azulejos. Talvez um detalhe mais colorido, como um cantinho com ladrilho hidráulico, trouxesse alegria para esta cozinha.

Até a próxima.

Anúncios

Um pensamento sobre “Saiba quais são os elementos necessários para ter uma cozinha industrial em casa

  1. Vitória,

    Concordo com vc, gosto do estilo mas prefiro que ele seja combinado com peças de madeira para ganhar mais vida. O contraste acaba valorizando tanto a parte industrial, mais fria, quanto a madeira, mais quente.

    Sobre o papel de parede que vc me perguntou, acho que vc encontra algo similar por aí, sim. O que eu comprei é da Graham Brown, gostei muito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s