Amsterdam realmente é uma cidade muito charmosa, daquelas que sempre é uma boa ideia visitar. Isso porque ela tem uma arquitetura muito peculiar e ganha um ar romântico com os inúmeros canais.

O roteiro que incluiu a Holanda foi a minha primeira viagem pela Europa e acho que aproveitamos muito bem o nosso tempo. Já tínhamos passado um dia em Liverpoolquatro dias em Londres  antes de chegarmos a Amsterdam.

Dia 01:

Para irmos da Inglaterra até a Holanda pegamos um vôo da Ryanair e conseguimos aproveitar o resto do dia que nos sobrou dando uma primeira situada pela cidade.

Nesse primeiro dia circulamos pelos canais e ficamos impressionados com o número de bicicletas circulando por lá. Elas estão por toda a parte. Existe uma vasta cicliovia ao longo da cidade, com sinaleiras e tudo mais. Os ciclistas precisam seguir o trânsito como qualquer outro meio de transporte.

Amsterdam 1
Estacionamento de bicicletas em Amsterdam

Ficamos sabendo que o número alto de bicicletas pelas ruas obrigou o governo a criar uma maneira de controlar para que não ficassem abandonadas, fazendo lixo pelas ruas. De tempos em tempos a prefeitura passa e deixa um adesivo nas bicicletas que estão na rua. Um tempo depois ela passa novamente, e a bicicleta que ainda estiver lá com o adesivo é recolhida. A ação é realmente necessária por lá, pois existem muitas bicicletas estacionadas, muitas com cara de que foram deixadas há tempo.

Amsterdam 2

Conhecemos a Casa da Anne Frank, que tinha bastante curiosidade após ter lido o seu diário. Ela e sua família viveram “mergulhados” por quase dois anos nessa casa. Quando foram descobertos, por uma denúncia anônima, todos foram enviados para campos de concentração, e apenas seu pai sobreviveu. Quando a guerra acabou e ele retornou, encontrou o diário de sua filha, que havia sido guardado por uma amiga da família. Ele então publicou o diário e criou a fundação Anne Frank, que existe até hoje. Não é possível fotografar o interior da casa.

Depois de um passeio pesado como esse, ainda tínhamos algum tempo livre e aproveitamos para fazer algo mais leve, então visitamos o Museu da Madame Tussauds, aquele que tem os bonecos de cera de várias personalidades famosas. Ainda não conhecíamos, então aproveitamos a chance. É um passeio bem bobinho mesmo, mas uma vez na vida vale a pena, para matar a curiosidade.

Amsterdam 4
Madame Tussauds

Como o Madame Tussauds fica na principal praça de Amsterdam, a Praça Dam, terminamos o dia circulando ali pela região. Essa praça tem vários artistas de rua, alguns bem estranhos, diga-se de passagem.

Amsterdam 3
Praça Dam

Fizemos esse passeio durante nossa primeira viagem pela Europa. O roteiro todo incluiu: