Imagem via Casa Claudia

Como separar a área de serviço da cozinha sem perder claridade?

Faz tempo que nenhuma lavanderia dá as caras por aqui. Será preconceito?

A verdade é que quando uma casa é fotografada para alguma revista, dificilmente a lavanderia faz parte deste álbum, o que é triste, porque eu vejo por aí muitas pessoas que tem dificuldade em manter este espaço organizado, bonito e prático.

Decidi então ir atrás de algumas imagens especiais para este post e acabei me deparando com ótimas ideias, principalmente para quem mora em apartamento pequeno.

É bem verdade que os apartamentos de hoje em dia usam muito a claridade da área de serviço para dar a luz natural da cozinha, sendo que esta acaba não tendo uma janela própria. Lembrei daquelas portas de alumínio usadas para delimitar estas duas peças, com janelas de vidro na parte de cima da porta, e daqueles apartamentos que precisam abrir a cozinha com a lavanderia para aumentar um pouco o espaço. Acabei encontrando uma matéria na Casa Claudia que fala sobre isso e traz soluções para estes problemas.

1. Porta com vidro jateado – “Esse material disfarça as imagens e deixa entrar a luz” – Arthur de Mattos Casas, arquiteto. Sem caixilhos e detalhes, a porta cria uma divisória sutil e, graças à ferragem do tipo pivotante, pode ser aberta tanto para dentro quanto para fora, o que facilita a circulação.

Imagem via Casa Claudia

2. Requadro de madeira – Particularmente foi uma das minhas opções preferidas, pois achei que a “moldura” escura em madeira quebrou um pouco a frieza do ambiente todo branco da cozinha.

Imagem via Casa Claudia

3. Modelo de Correr – Este modelo é ótimo porque otimiza o espaço da lavanderia.

Imagem via Casa Claudia

4. Vidro + Persiana –  Para não deixar o varal de roupas da área de serviço totalmente à mostra para a cozinha, neste apartamento foi feito o uso de persianas sobre a porta de vidro que separa os dois ambientes.

Imagem via Casa Claudia

Um outro detalhe que eu achei interessante nesta minha pesquisa foi o grande número de pessoas que acabam usando a lavanderia também para outra finalidade. Apesar do espaço apertado, se tudo for bem planejado, este ambiente, de fato, pode se tornar também o ateliê, a sala de costura e o jardim do apartamento, por quê não?

5. Artesanato + Lavanderia – Esta área de serviço aproveitou o espaço sobre a máquina de lavar para organizar o ateliê da casa. Em prateleiras, caixas e cestos tudo foi posto em seu devido lugar. Pequenos objetos de artesanato puderam ser organizados em gavetinhas. Além disso, em frente à máquina de lavar, há uma porta e uma cortininha de correr estampada que escondem a lavanderia nos momentos em que o ambiente torna-se unicamente o cantinho do artesanato.

Imagem via Country Home

6. Lavanderia com cantinho de costura – Neste apartamento, os donos fizeram questão de manter o cantinho da costura para a empregada, que já tinha este espaço no antigo imóvel. Foram então organizados uma bancada para os momentos em que a máquina de costura está sendo usada e um armário suspenso para guardar os apetrechos de costura.

Imagem via Casa Claudia

A máquina de costura e os apetrechos podem ser guardados em um móvel planejado especialmente para este fim.

Imagem via Casa Claudia

7. Hobbies + Lavanderia – Para que a moradora deste apartamento pudesse plantar flores e pintar cerâmicas, grandes bancadas foram planejadas nesta área de serviço.

Imagem via Casa Claudia

Casa Claudia

Country Home

*Quem deseja fazer algum comentário sobre a matéria, esclarecer dúvidas ou pedir alguma dica, pode clicar em “comentário” na barra logo abaixo e entrar em contato comigo.

7 pensamentos sobre “Como separar a área de serviço da cozinha sem perder claridade?

  1. Boa tarde Vitória, adorei suas sugestões. Eu não tenho muito jeito com decoração, mas gostaria tanto de ter uma idéia de ver meu apartamento que é muito pequeno, mas um tanto acolhedor. Minha cozinha por exemplo, é pequena e o lugar para máquina de lavar, com tanque e o secador de teto é muito pequena. Já pensei em vários tipos de divisórias para dar um ar de organização e não decidi por nenhum. Se for uma coisa muito pesada o ambiente ficará muito pesado, não acha? Voce tem alguma idéia para cozinhas desse tamanho e disposição???
    Agradeço muito sua atenção.
    Obrigada e boa sorte!!!!
    Maria da Penha
    Vila Velha-ES

    • Olá Maria,
      Posso fazer uma matéria sobre o assunto que talvez te ajude, pois tenho várias imagens de cozinhas e áreas de serviço apertadinhas…assim que tiver um tempo, pode deixar que faço algo especial para ti.

      Beijos e obrigada pelo comentário!

  2. Feliz Natal ! Olá vitória, adorei sua dica da area de serviço da foto 4, é exatamente igual a minha, é exatamente atrnsfomação que eu quero fazer na minha.Teria como voce me enviar um orçamento. abraços, Albertina.

    • Olá Albertina! Fico feliz que tenha gostado do post! A ideia é boa mesmo, mas vou ficar te devendo os valores, pois não sei qual o preço do mercado para este tipo de serviço, o que posso é te aconselhar a procurar um serviço especializado!

      Beijos

  3. sou cadeirante, por este motivo estou reformando me apto, ele é pequeno,mas serve bem para mim pois sou sozinha. Gostaria que me ajudasse na iluminação sala e banheiro, pretendo fazer de gesso. E sera que posso por ventilador de teto na sala, são dois ambientes,ventilador e um lustre sobre a mesa de jantar?

    • Oi Sirlei, pode sim! Um ventilador de teto na sala de estar e um lustre sobre a mesa de jantar. Pode colocar sem problema algum. O único cuidado que deves ter é para que o ventilador fique bem centralizado na sala de estar e o lustre precisa ser centralizado exatamente sobre a mesa de jantar!

      Abraço – Vitória Richter – Casa e Décor

Deixe uma resposta

