Imagem 4

Pintando e Bordando – Saiba como reformar mesa de madeira

Como já comentei aqui no blog anteriormente, eu e minha família nos mudamos há cerca de 3 meses para uma nova casa. A cozinha da antiga casa era planejada e, por isso, nós a deixamos ao vender.

A casa que compramos também ficou com a cozinha da antiga dona, porém ela não tinha mesa de café da manhã. Começamos a procurar uma mesa que coubesse neste espaço, algo que não fosse muito grande, nem muito caro, mas os valores não baixavam de 600 reais (sem contar as cadeiras, claro).

Fomos olhar em briques e então encontramos a mesa no tamanho e valor perfeitos, o único problema era o estado em que ela se encontrava.

A mesa para 4 lugares aceita 6 pessoas se for totalmente aberta. Foi comprada em um brique por, acreditem, 150 reais.

Todos aqui de casa adoraram o pé da mesa torneado. O tampo dela, entretanto, estava muito machucado. O antigo dono passou sobre ela uma espécie de verniz, que estava descascando, deixando-a com um aspecto muito feio.

No último domingo ela passou pela oficina aqui de casa. Com uma lixadeira, todo o verniz do tampo foi removido. No pé, apenas foi aplicada uma lixa manualmente. Em duas horas eu e meu pai tínhamos feito todo o serviço.

Na base da mesa eu apliquei uma tinta branca própria para madeira; enquanto isso, meu pai aplicou um selador sobre o tampo. No mesmo dia foi possível aplicar uma segunda camada de selador. A segunda demão de tinta branca foi aplicada no dia seguinte.

O selador foi muito bom para o acabamento do tampo, pois não dá um brilho exagerado.

Este foi o resultado final da mesa.

Além do valor da mesa, gastamos cerca de 100 reais entre as lixas, uma lata de solvente, um rolinho e um pincel, o selador e a lata de tinta branca, que vai servir para vários outros projetos aqui de casa. Sendo assim, o gasto total foi de 250 reais.

O que acharam?

33 pensamentos sobre “Pintando e Bordando – Saiba como reformar mesa de madeira

  1. Vitória, vcs fizeram um ótimo trabalho menina! Seu pai mexe com madeira a muito tempo? POis ficou perfeito o acabamento, s´não entendi porque não pintou tudo de branco? Sem querer ser intrometida lógico, é achei os pés tão lindos!!!!!
    Bjocas

  2. Obrigada. Meu pai desde sempre inventa coisas em sua oficina, ele até faz móveis quando tem o final de semana livre. A escolha do tampo natural foi para dar o contraste de tons, pois toda a cozinha é branca e também porque suja mais, ainda mais para uma mesa de cozinha. Não tem problema perguntar! Hehehe A ideia do blog é essa mesma: gerar boas discussões sobre casa e decoração, compartilhar opiniões. Bjs

  3. Vitória,

    amei o seu blog!!!

    A mesa que tem um desenho hiper charmoso, ficou ainda mais linda!
    Aqui em casa, mta coisa veio de brechós antiquarios, e garage sale!!!
    Nesses lugares achamos coisas incríveis e por preços inacreditáveis!
    E com boa vontade, taí resultado maravilhoso!!!
    E, pelo menos pra nós aqui em casa, restaurar um móvel na nossa oficina é pura terapia, ver o resultado então… =)

    Bjos pra vc, e parabéns pelo lindo trabalho (pro seu pai tbém!!😉 )

    • Oi Lu! Fico feliz que você tenha gostado do blog! Aqui em casa adoramos inventar moda também, pena que com esse frio não dá muita coragem de sair das cobertas hahaha Obrigada. Bjs e volte sempre.

  4. Vitoria, adorei sua mesa! tenho uma super parecida, comprei o jogo uma loja de móveis usados, paguei 350,00 na mesa com 4 cadeiras! Ela é envernizada também, mais escura que a sua e minha maior vontade é pintar o tampo de branco e deixar o pé torneado no tom da madeira (pq penso que deve dar o maior trabalho pra lixar… hehehe), Pode me falar qual foi a tinta que vc usou? Precisou lixar mto antes de pintar?
    Obrigada! Vou passear pelo seu blog agora… rs
    Lígia

    • Lígia! Foi bem tranquilo para lixar. O pé foi lixado pouca coisa, apenas foi removida a camada de verniz (foi bem superficial), pois a tinta branca cobre bem. O tampo sim precisou ser lixado direitinho, mas aqui em casa temos uma lixadeira, daí é muito fácil e rápido também, depois é só passar uma lixinha mais fina e já dá para aplicar o selador. A tinta comprada foi da Coral, é uma tinta esmalte para madeira ou metais que precisa ser diluída um pouco em solvente e está pronta para ser usada. Ela demora um pouco para secar, ideal é passar a segunda camada no outro dia. Se você decidir fazer essa reforminha da mesa me mostra o resultado depois! Bjs

  5. Eu ja imaginei essa mesa linda com um tampo de espelho bisotado, na sala de jantar, com cadeirinhas de acrilico e um vasinho fofo com uma orquidea lilás!!!
    hehe

    • Exatamente como imaginei a minha mesa. Eu tenho uma mesa igual a da Ligia, mas o tampo da minha está ainda mais velhinho, então pensei em pintar a base de branco e encomendar um tampo de espelho bisotado. Mas como não sou da área, resolvi pesquisar na net e adorei ter encontrado esse blog. Vi minha idéia quase materializada. Agora é só trabalhar, vou comprar o material amanhã mesmo. Obrigada!

  6. Caramba, Vitoria ficou show, estou com uma mesa de verniz escuro com 6 cadeiras e me animei depois que vi o resultado da sua. Tbem tenho lixadeira eletrica em casa, só estava em duvida sobre a tinta a ser usada vi aqui que vc usou a coral esmalte branca?? prória para madeira certo?? obrigado eu vou fazer na minha e mando a foto para vc. beijosssssssssss

  7. Eu tenho uma mesa dessa e gostaria de saber o certo o que foi usado e como foi usado por favor mande por meu imail, numero de lixa nomes da tinta e etc…

  8. Eu amo esses tipos de trabalho, sou louca pra fazer em minha mesa, e vou fazer, eu não tenho lixadeira posso eu mesma lixa? mas gostaria de saber se vc usa verniz depois de pintar ou na parte de cima da mesa que não é pintada

    • Olá,

      No tampo eu usei a lixadeira mesmo e acho que o resultado não ficará exatamente o mesmo caso seja feita a remoção manual. O verniz eu coloquei apenas no tampo e na base da mesa foi somente a tinta branca. Espero que tenha esclarecido algumas dúvidas, qualquer coisa estou à disposição.

      Att
      Vitória Richter

  9. Oi, eu estou a fim de compra uma mesa de madeira essas que tem verniz, está com umas batidas nos pés , tem a base de vidro, as cadeiras são antiga também com verniz eu gostaria de mudar , tirar o verniz, vou tentar bater uma foto e se você tiver um e-mail pra mim te mandar e mostrar para o seu pai tendo sua opinião juntos de como vcs fariam essa restauração, sou apaixonada por móveis estilo antigo.
    Att: Mary

  10. Pingback: Apartamento Alugado |

  11. Vitória, vou me arriscar e reformar um móvel de madeira que tenho em casa, gostaria de pintá-lo em azul turquesa, vc pode me ajudar?
    Eu lixo e depois passo uma mão de pinta branca para madeira ou posso passar a tinta azul direto?
    Obrigada

    • Oi Júlia,

      Eu não sei exatamente o tom da madeira do seu móvel, mas acredito que não seja má ideia passar primeiro uma tinta branca, lixar a mesa fazendo com que fique uma camada bem fina de tinta, e depois finalizar com a tinta azul.

      Espero que dê certo tua reforma.
      Vitória Richter – Casa e Décor

  12. TENHO UMA MESA IGUAL A ESTA PORÉM O TAMPO É DE MATERIAL COMPENSADO E ESTÁ ESTRAGADO. TENS ALGUMA SUGESTÃO PARA APROVEITAMENTO DA PARTE DE BAIXO DA MESA? PENSEI EM FAZER UMA MESA PEQUENA RETANGULAR PARA USAR NO ESCRITÓRIO PODES ME DAR SUA OPINIÃO?

  13. Parabens linda pelo seu belo trabalho. Tambem quero fazer na minha mesa e cadeiras que é igual a sua. Dúvidas, usando esta tinta esmalte branca acetinada ela fica com brilho?, nao manchará a mesa com liquidos( impermeabiliza)? pode ser limpa com agua e sabão?.Obirgada mesmo e sucesso.

  14. Pingback: Como Reformar Móveis Usados? | Casa, décor, etc.

  15. Oi Vitória! Comprei uma mesa parecida com a sua, que também precisa de reforma. O tampo, que é , tem uma lâmina de madeira e está bem “judiada”. Você acha que posso lixar mesmo sendo lâmina de madeira?? Obrigada e beijos!

Deixe uma resposta

