Foto via Casa Cláudia -  Varanda com fruteira do Espaço Brennand.

Francisco Brennand

Francisco Brennand nasceu em 1927, em Recife. Após completar os  estudos colegiais, teve o incentivo da família para cursar a Faculdade de Direito e suceder o pai na direção dos negócios. Desistiu, no entanto, e dedicou-se à carreira artística.

No ano de 1949, já casado, foi estudar em Paris. Em Úmbria, na Itália, em 1952, aprimorou seus conhecimentos de cerâmica estagiando numa fábrica de faiança.

Em 1971, depois de uma visita às ruínas semi-abandonadas da Cerâmica São João da Várzea, empresa fundada pelo seu pai em 1917 e desativada desde 1945, onde eram  produzidas telhas e tijolos, resolveu ali instalar seu ateliê/oficina aproveitando os enormes galpões existentes e desativados.

Brennand não cansa de dizer: “Eu sou antes de tudo um desenhista”. A partir de seus riscos no papel é que surgem pinturas de telas e peças cerâmicas – painéis, murais, esculturas, objetos decorativos e uma linha voltada para a construção civil, pisos e ladrilhos feitos por um processo semi-artesanal, com rígido controle de qualidade e com pequena escala de produção.

Mais informações aqui.

No verão deste ano eu tive o prazer de conhecer a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand situada na Várzea, em Recife. Fiquei realmente encantada com o trabalho deste artista. São inúmeras obras espalhadas pelos jardins e galpões, todas muito características,  representando, em sua maior parte, seres abstratos.

As fotos desta matéria foram tiradas por mim quando da visita à Oficina:

Quem vai a Recife inevitavelmente acaba conhecendo algumas obras deste artista que estão espalhadas pela cidade. Existem trabalhos dele no aeroporto e próximo ao Marco Zero, onde está o Parque das Esculturas, trabalho feito por Brennand em homenagem aos 500 anos de Brasil. A escultura principal deste parque é a Coluna de Cristal. Compondo o ambiente há inúmeras esculturas de cerâmica de grande formato.

A Coluna de Cristal tem 32 metros de altura e foi feita em argila e bronze. Teve como fonte de inspiração uma flor descoberta por Burle Marx batizada de Cristal.

No café da Oficina, todos os pratos são servidos na Cerâmica Francisco Brennand, uma delícia. Trabalhos do artista tais como jarras, sopeiras e pratos também podem ser adquiridos neste espaço.

Quem ficou interessado por procurar quais as lojas representantes basta clicar aqui.

Em Porto Alegre, as cerâmicas Francisco Brennand podem ser encontratadas no Recanto Cerâmico -Rua Dr. Salvador França, 1282, Jardim Botânico, Tel: (51) 3352-6973 / 3322-6194).

Foto via Casa Cláudia – Varanda com fruteira do Espaço Brennand.

Casa Claudia

7 pensamentos sobre “Francisco Brennand

  1. Vitoria,

    Amei seu blog, lindo, lindo, super interessante!
    Minha vó, mora bem pertinho daí e esse lugar é mesmo encantador, já fui várias vezes!
    Vc chegou a ir nos castelos?? Passeio imperdível!

    Grande beijo

    Ana

  2. Muito lindo!
    Interessantíssimo seu passeio, espero ter a oportunidade de fazer o mesmo um dia!
    É você nessa foto? heheh
    beijos, Cláudia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s