Afinal, o que é o estilo provençal?

Este estilo anda em alta nos últimos tempos, com muitas blogueiras e leitoras de plantão in love por ele. Bem, eu não sou diferente, confesso que A-DO-RO móveis provençais. Mas afinal, qual a origem deste estilo?

Todo mundo sabe que a decoração provençal tem sua origem na região da Provença, que fica ao sul da França. Mas quais os elementos que compõem estes ambientes e por quê?

A presença da lavanda é bem marcante, isso porque na Provença existem extensos campos de lavanda, que conferem belíssimas paisagens ao local e atraem turistas do mundo inteiro.

Outro fato interessante é a origem dos móveis característicos deste estilo. A riqueza dos luxuosos móveis franceses dos séculos XVI e XVII tentou ser “copiada” dentro da própria população francesa que, sem condições financeiras de manter o luxo da decoração da realeza, criou uma maneira criativa de chegar mais próximo destes ambientes. Os artesãos, para esconder os defeitos da madeira mais inferior, inventaram uma mistura à base de gesso e cola, chamada gessocré. Essa mistura disfarçava os defeitos da madeira; porém, com o tempo, a pátina se desgastava e o móvel adquiria uma aparência envelhecida, que criou o estilo. Com o tempo o estilo provençal ganhou status e virou sinônimo de elegância.

Porém acho que acaba ocorrendo uma certa confusão, pois as pessoas tem a ideia de que o neste estilo há um predomínio do romântico acima de tudo…bem…posso estar redondamente enganada, pois não sou expert no assunto, mas se fizermos uma pesquisa um pouco mais a fundo sobre a região e a arquitetura do lugar veremos que não é bem assim…os ambientes tem uma mistura mais rústica do que romântica.

Estamos falando de uma decoração que nos remete ao estilo de vida rural dos franceses, com casas rústicas de pedra entre os campos de lavanda. Mesmo o interior das casas apresentam as paredes de pedra, com vigas de madeira aparecendo.

Ao contrário do que tenta ser passado pelas lojas de decoração, talvez o branco não seja a cor predominante, mas sim diversos tons de amarelo, verde, madeiras mais escuras e artefatos em ferro, podendo contrastar com objetos mais delicados de porcelana. Os móveis podem manter o acabamento torneado típico francês, mas isso se mistura com uma atmosfera mais rústica do que se imagina.

Para quem quiser saber um pouco mais sobre este estilo, ele também é conhecido por french country style.

Espero que eu tenha esclarecido algumas dúvidas que possam existir. Quero deixar claro, entretanto, que o que foi dito pode não ser uma verdade absoluta, pois não tenho formação sobre o assunto, o que escrevi foi baseado em pesquisas. Sendo assim, quem souber de alguma informação além do que foi falado pode acrescentar aos comentários do post.

Veja também: Ares da Provença – Casa com decoração provençal.

About these ads

52 thoughts on “Afinal, o que é o estilo provençal?

  1. Olá, adorei as fotos com decoração Provençal e me apaixonei por duas mesinhas brancas estilo provençal. Na foto uma delas vc fala do tapete de fibra sintética e a outra é uma decoração gostossísima toda estilo provençal. Bom, gostaria de saber onde posso encontrar essas mesas de centro. Sou do Rio de Janeiro e já procurei em vários sites até mesmo em outros estados. Se vc puder me ajudar, ficarei muito grata.
    Um abraço
    Isaura. e-mail isataichi@yahoo.com.br

  2. eu sou muito….muito…apaixonada por esse estilo e vou concerteza pesquisar mais espero que nos presentei com mais novidades .marcia leal (fotógrafa)

  3. Isso mesmo Vitoria, suas informações estão corretas. Uma curiosidade: Você sabia de onde vem a expressão “pompa” ? O rei da França Luiz XV tinha uma amante cujo nome era madame Pompadour que incentivava-o aos seus caprichos. Daí toda a “pompa” neste estilo provençal maravilhoso que começou naquela época. raquel Duarte

  4. Gostaria de saber,se um casamento reallizado em uma das mais tradicionais igreja do Rio de Janeiro,a recepçao sendo em uma clube na Barra da tijuca e no horário da noite,posso fazer uma decoração provençal(móveis brancos rusticos),com tons da festa em lilas,verde,branco e azul.
    beijos
    sheila

    • Oi Sheila,

      Tudo bem? Eu não vejo problema algum em fazer este tipo de decoração para a descrição de lugar e horário que tu me deste. Tens que ver entretanto a combinação das cores usadas para que elas fiquem harmoniosas com o ambiente e não carreguem demais a decoração. Beijos e qualquer dúvida estou à disposição.

  5. Parabéns pela pesquisa, eu estava completamente perdido com este novo estilo que esta em todo o universo de decoração trabalho sou designer e produtor de eventos e tenho que saber de tudo um pouco obrigado

  6. gostaria de saber sites onde posso adquirir peças provençais para colocação de mesa de chocolates pratos com pé quadrados estilo provençal e outros ob jetos tudo em provençal.

  7. Gostaria que informasse a onde posso obter peças para colocação de chocolates, ou seja pratos quadrados estilo provençal, se possível empresa onde posso entrar em contato para compra.

  8. Olá Vitória!
    Parabéns pela matéria.Sou cerimonialista e tb decoradora e o estilo provençal sempre agrada, principalmente em casamentos diurnos e ao ar livre.
    Quanto a solicitação da Ana Zélia, sugiro que ela pesquise as lojas e fábricas na cidade de Porto Ferreira -SP. Fica a 80 Km de Ribeirão Preto (minha cidade) e é a “terra” da louça e porcelana.
    Abç

    Jamila Aguilar

  9. Boa noie Vitorio,
    Vou realizar o meu casamento e gotaria de umas dicas.
    Vou faze-lo em estilo provençal, mesa de doces patinada, lounge com sofa em sarja marfim ou branco e poltronas Luiz XV. A duvida seria, para o hall de entrada irei colocar aparador madeira de demolição e proximo ficara a mesa de doces para bem casados. Qual tipo de mesa seria ideal para essa entrada junto a madeira de demolição
    Obrigada
    cleo

    • Olá Cleo,

      acho que ficaria bem usar uma outra mesa com pátina, no mesmo estilo das demais. Assim não ficaria destoando da decoração, mas também não ficaria pesado demais, pois pelo que entendi já tem neste espaço um aparador em madeira de demolição.

      Espero que minha resposta possa te ajudar.

      Abraços e boa sorte com os preparativos.

      Vitória Richter – Casa e Décor

  10. ADOREI A HISTORIA DO ESTILO PROVENÇAL, EU SOU SUSPEITA PRA FALAR POID SOU APAIXONADA POR ESTE ESTILO CLEAN E AO MESMO TEMPO SOFISTICADO…ESTOU COMENÇANDO A TRABALHAR COM PEÇAS DE DECORAÇOES PARA FESTAS NESTE ESTILO PROVENÇAL E TEM MUITA COISA BONITA , FICA ATE DIFICIL ESCOLHER …!!!
    BJSSS E PARABENS POR TODA A SUA MATERIA, QUE FICOU LINDA!!!
    ELISANGELA

  11. Olá Vitória, sou de Belo Horizonte MG. E achei sua matéria maravilhosa , afinal muitos falam sobre o provençal , porém acredito que poucos sabem do que se refere , inclusive eu rs…
    Porem ficou muita coisa esclarecida , temos uma loja de festa e estamos montando uma festa provençal acompanha também lindas bonecas de pano em cores bem suave . e esta materia foi uma bençao para mim . fiz um circular dentro da empresa para que todos saibam mais sobre este estillo e nao saiam por aí falando abobrinha .

    Beijo Grande e continue com este blog abençoado.

    Sirlene

    • Obrigada Sirlene pelo comentário carinhoso, fico realmente muito feliz que a minha matéria tenha te ajudo. Espero que continues me visitando por aqui.

      Abraços
      Vitória Richter – Casa e Décor

    • Olá Sirlene tem uma pessoa aí em Belo Horizonte que faz bonecas de pano lindas em estilo provençal,vou te dar o telefone,lique para ela.031-3361.2071. Eu moro em Rio das Ostras e estou querendo montar uma lojinha só com essas bonecas.

  12. NOSSA, PARABÉNS PELA MATÉRIA, EU MESMA NÃO SABIA A ORIGEM PROVENÇAL E ESTOU ENTRANDO NO RAMO DE ARTESANATO AGORA, ISSO FOI MUITO IMPORTANTE PARA MEUS DESEMPENHOS E IDEIAS!ANA FLAVIA FORTALEZA-CE

  13. Meio tardio o post ahaha, vale lembrar que a decoração não se baseia somente nos móveis mas nos tecidos utilizados. Já vi gente usando Patchwork e falar que é provençal, está errado!

    O provençal se trata com cores contrastantes em relação ao estampado, normalmente flores ou mesmo padrões, mas padrões pequenos, são meros detalhes que definem o estilo. Um tecido azul escuro com bolinhas brancas de 0,5cm por exemplo, fazem com que se chame atenção não somente para o item em questão, mas seus detalhes. Este estilo é um pouco complexo, exige muita pesquisa por parte do decorador e como já está a casa antes de colocarmos a mão na massa.

    Ah sim, não tenho formação, mas me interesso DEMAIS por decoração. Estarei por aqui por mais tempo :)

    Adorei a matéria, parabéns!

  14. nossa!! é maravilhoso, sempre brinco que se existem outras vidas, com certeza já vivi nesta região em alguma vida passada, rsrsrs, pq eu amo este estilo de decoração , dos jardins, das casas estilo rustico, as paredes revestidas ora tijolinho a vista em pátina, ora revestidas de pedras, com trepadeiras, primaveras, realmente eu amo tudo isso, abraços.

    • Vitória, obrigado.

      Sei que o post é do ano passado (2011), mas garanto que ainda é atual, trabalho com peças de decoração (mimos) estilo provençal e minhas clientes adoram e sempre pedem novidades.

      Para quem estiver interessado, lembrancinhas de casamento e principalmente de nascimento estão em alta.

      Se precisar de informações (fotos) pode me escrever: brunno@b2ns.com.br.

      Parabéns, Brunno.

  15. Pingback: 2 Anos de Casa e Décor! |

  16. Muito interessante o artigo, estaava tentando me informar por que gostaria de ter um quarto no estilo provençal, e vi que você escreveu que o estilo provençal não é somente branco, mas em quartos de menina que cor ficaria melhor?

    • Oi Mariana,
      Acho que a cor vai depender muito da ideia de decoração que você tem em mente e da cor dos móveis. De qualquer maneira, para quarto sempre é bom optar por um tom mais claro, independentemente da cor que você for escolher. Você pode escolher um rosa, por exemplo, e não ficar bom, como pode escolher um cinza (uma cor mais perigosa) e ficar perfeito.

      Beijos
      Vitória – Casa e Décor

  17. Olá Vitória! Vejo que aqui tem mais comentários femininos, porém gostaria de deixar meu parecer sobre sua matéria e o motivo da minha pesquisa. Primeiramente gostaria de parabenizá-la pela matéria sobre o Estilo Provençal. Um texto simples, todavia com um ótimo conteúdo informativo e esclarecedor. Sou Arquiteto e Urbanista, trabalho com projetos e construções, residenciais e comerciais, mas no início da carreira trabalhei muito com interiores na cidade de São Paulo. Estou desenvolvendo um projeto para uma loja de cama, mesa e banho, em um Shopping Center, e o pedido da cliente é exatamente o Estilo Provençal, por isso o motivo de minha pesquisa. Muito obrigado Vitória. Caio de Paula.

  18. Pingback: Ares da Provença |

  19. Pingback: Decorar com gaiolas

  20. Mesmo vc nãos endo expert no assunto eu ficquei bem esclarecida com suas explicações,pois eu não nada sobre estilo provençal.Bjs

  21. Pingback: Estilo provençal de Decoração de Provença, França

  22. Excelente o teor da matéria, mas, tomando por base o que encontramos em muitas lojas de decoração, e até mesmo, delineado por alguns profissionais em seus projetos, há hoje uma tendencia muito forte em misturar o country com argumentos provençal. Voce está certa ao afirmar que, a tendencia provençal traduz linhas mais para o rústico que para o romântico – mais uma vez a confusão se faz presente, pois, muitos pesquisam nas características country, traços provençal.
    A cor predominante, não entendo a razão, é o branco para muitos profissionais, principalmente lojas que comercializam mobiliários. As tonalidades oriundas das cores naturais são encontradas, tanto no interior quanto no exterior das construções de Provença.
    Tenho visto nas cortinas e demais tecidos de revestimentos equívocos quanto a especificação desses itens em muitas ambientações. O provençal gosta dos tecidos com estampas florais, sem os babados característicos do country, por exemplo. A decoração, apesar de elegante, é simples e pacata.

  23. Pingback: Decoração Provençal para quartos de menina |

  24. Trabalho Restauro, provençal, pátina e laquead9o em móveis.. Quem tiver iteresse, sou do Rio de janeiro.
    3405-5201 / 7833-8363
    Procurar no facebook:Tatiana Mayrink Restaurações

  25. Olá Vitória Richter, sou de Natal/RN. Parabéns pela matéria! Simplesmente adoro móveis no estilo provençal. Inclusive, estou restaurando alguns, porque aqui onde moro encontro certa dificuldade em adquirí-los. Você poderia me passar informações confiáveis de sites de empresas sérias do ramo?

    Grata.

  26. Pingback: Decoração: Estilo Provençal : Sonhos de Melbi

  27. Murilo Togni Paiva
    15/05/2014

    As peças de origem “Provençal” principalmente, camas, criados-mudos, barzinhos, mesas de centro etc., são marcadas com pés abaloados ou arredondados e sobre postos, onde chamamos de modelo: chipandelle ou para os brasileiros o pé chipandeio, localizados em grande quantidade nos móveis dos anos 1950.
    Para a década de 50, os móveis são na sua maioria apresentados como destaque na madeira, posteriormente a esta década em cores sóbrias e/ou frias como postado nas fotos acima na região do sul da França.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s